Em 1975 a Volkswagen Lançou o Fusca 1300l que seria então a versão
Luxo do até então Fusquinha 1300. ficando então a familia completa, o
fusquinha 1300, o fusca 1300l, o fuscão 1500 e o super fuscão 1600 sendo
assim referenciados até hoje.
Mas quais as diferenças do 1300L (luxo) e o 1300 (conhecido como
standart ou somente STD) ? Diferente de que muita gente acredita a
motorização e Caixa não tinham nenhuma diferença, sendo assim quando
você vir algum anuncio informando “motor 1300L” é apenas um engano do
anunciante ou então pura falta de conhecimento.
As diferenças se rexumiam em muitos detalhes estéticos, um detalhe
estrutural e a possibilidade de poder escolher alguns opcionais de
fábrica para a versão 1300L coisa que a versão 1300 std não permitia.
Basicamente o que a Volkswagen fez foi criar um Fusca 1300 com alguns
itens que só existiam no 1500.
Muitos Fuscas 1300 STD, eram vendidos para integrar frotas de
empresas particulares ou instuições públicas, visto que nesses casos o
Luxo era desnecessário e se acabavam economizando alguns cruzeiros
comprando um STD.
Vamos então ver as diferenças estéticas.
Fusca 1300
Frisos
No Fusca 1300L o padrão de frisos externos seguia igual ao Fusca
1500, frisos no estribo, nas laterais (de paralama a outro passando pela
porta), nos vidros laterais, nas janelas, vigia traseira e parabrisa,
friso no centro do porta malas (capô). Já nos fusquinhas, (1300 std)
eles não possuiam os frisos dos estribos e o friso central do capô, os
outros eram como no 1300L.
Piscas
Os Piscas dianteiros tinham a mesma lente, porém as capas destes eram
cromadas nos fuscas 1300L e pintadas na cor do carro nos 1300 std.
Fusca 1300L
Lanternas
As lanternas do Fuscas1300L seguiam o padrão do Fusca 1500, lanterna
Pata de Cavalo com 3 lampadas ( seta, freio/lanterna, ré) as lanternas
eram bicolores sendo a seta e freio/lanterna na cor vermelha e a ré na
cor branca. Já no Fusca 1300 as lanternas seguiam o padrão do antigo
fusca 1300 desde a década de 60, com apenas seta e freio/lanterna e era
totalmente vermelha.
Tampa do Motor
A tampa do motor no Fusca 1300 continuou fechada como era antes,
porém a tampa do motor do fusca 1300L ficou aletada como no fuscão com
28 aletas.
Painel Fusquinha STD
Parachoque
Um mínimo detalhe nos para-choques, a fita preta, sim, ela é
considerada luxo por incrível que pareça, então no Fusca 1300L os
para-choques vinham com a fita preta já no Fusca 1300 std vinha sem.
Painel
No interior a diferença é mais visivel, o Painel do Fusca 1300L vinha
com uma capa de vinil preto, já o Fusquinha não tinha tal capa tendo o
painel com a lata amostra na cor do carro.
Ainda no painel o aro do velocímetro e o aro do marcador de
combustível era cromado nos Fuscas 1300L já nos STD´s os aros eram
pintados na cor cinza.
Interior 1300l
Bancos
Embora possuisem a mesma estrutura em ambas as versões o tecido tinha
lá suas diferenças, em cada ano a Volkswagen alterou o tecido de ambas
as versões mas pode-se tirar um padrão a grosso modo. Normalmente o
tecido do banco do fusca STD era o tecido do Fusca 1300l do ano anterior
e sem detalhes, como costura eletronica por exemplo. Então basicamente o
que sobrasse do ano anterior de tecido dos 1300L iam encapar os bancos
dos STD do ano corrente.
Suspenção
|
Aqui está na minha opinião a maior diferença entre os
1300L e os 1300, a suspensão dianteira, no caso o que ocorreu foi o
seguinte o Fusca 1300L ganhou a suspensão do Fuscão (1500) a suspensão
por Pivô, que é realmente uma versão melhorada da antiga suspensão por
embuchamento dos antigos fuscas.
Opcionais
Na versão 1300L existiam alguns opcionais que se podia escolher
quando se encomendava um carro zero Km na concessionária, entre eles
tecidos em cores diferentes para os bancos e portas. Acredito que em
alguns anos mais a frente pode-se escolher um forro para o assoalho
entre outras coisas. Além disso como os 1300L vinhão com suspensão a
pivô , podia se escolher freio a disco na dianteira. O que é uma
maravilha.
Já nos STD não se tinha escolha alguma, nem nos freios que sempre vinham com tambor nas 4 rodas.
Acredito que haja mais alguns detalhes mínimos e específicos de cada
ano mas estas são as principais diferenças entre o Fusca 1300L e o Fusca
1300 (Std). Em breve teremos mais artigos comentando do fenômeno que
foi o 1300L e o raro 1500 STD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário